Cidades

Maricá terá programa de distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda

Imagem ilustrativa da imagem Maricá terá programa de distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda
Absorventes serão distribuídos em Maricá. Foto: freepik - br.freepik.com

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou, nesta sexta-feira (8), que Maricá terá um programa de distribuição gratuita de absorventes para jovens e adolescentes que tenham baixo poder aquisitivo, estudem em escolas públicas e para mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade social.

O programa envolverá as secretarias de Saúde e Assistência Social, que farão uma proposta a ser apresentada ao prefeito nas próximas semanas.

“Em um Brasil de desigualdades, milhões de mulheres sofrem por não terem o mínimo para cuidar da saúde íntima, recorrendo a métodos precários. Em Maricá, vamos garantir absorvente higiênico para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Uma questão básica de saúde pública”.

Fabiano Horta

Um projeto semelhante foi apresentado na esfera federal pela deputada Marília Arraes (PT-PE), aprovado pela Câmara dos Deputados e vetado pelo presidente da República. A iniciativa será novamente apreciada pelo plenário, que pode manter ou derrubar o veto. Contudo, a determinação do prefeito é implementar a medida em Maricá, independente da sua execução pelo governo federal.

Outubro Rosa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar 700 exames de mamografia à população de Maricá neste Outubro Rosa, mês de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero. O número é o triplo da média que o município realiza em um mês.  A medida visa reduzir a espera causada pela pandemia e vai priorizar as moradoras que estão com seus exames em atraso.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que verifica a necessidade ou não do procedimento. A marcação ocorre via Central de Regulação.

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos à saúde da população em todo Brasil devido ao longo período de isolamento social. Em 2020, muitas pessoas não fizeram exames de rotina. Entre eles, os de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em 45%.

Com o avanço dos índices de vacinação e a melhora no cenário epidemiológico, as mulheres estão retomando a rotina de cuidados com a saúde, o que causou um grande aumento da demanda para o período, principalmente da mamografia, como explica a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.

“Houve um acúmulo de exames que não foram feitos ano passado. Por isso, para reduzir o impacto que a pandemia causou em nossa rede, estamos disponibilizando mais exames por dia para diminuir o passivo e garantir o acesso ao exame dentro em um tempo mais adequado”, destacou a secretária.

O município também ampliou a oferta exames clínicos e da ultrassonografia transvaginal, com encaminhamento, além do exame de ginecológico preventivo de câncer do colo uterino (colpocitologia), que terá no sábado dia 23/10, de 8h às 12h, um dia dedicado a coleta nas unidades de Atenção Primária.

< São Gonçalo aplicará vacina contra Covid-19 até às 12h neste sábado Brasil atinge marca de 600 mil vidas perdidas por Covid-19 <